Caros paroquianos,

nos dias 30 e 31 de maio poderemos de novo celebrar com a participação do povo nas nossas igrejas, o que muito nos alegra.

Contudo, só o podemos fazer debaixo de rigorosas medidas de prevenção contra o COVID-19 para salvaguarda da saúde pública, pelo que as devemos acolher com todo o sentido de responsabilidade e paciência.

Ficam algumas considerações importantes:

• Haverá equipas de acolhimento com a função de ajudar e orientar. Deixe-se guiar na indicação do lugar a ocupar.
  • Dado o distanciamento (dito ‘social’) a cumprir (2 metros em todas as direções), para facilitar, os lugares possíveis de ocupar nas igrejas estarão assinalados.
  • De acordo com as orientações, a capacidade das igrejas no seu interior é, aproximadamente, a seguinte: igreja paroquial: 50; Moselos: 110; Moure de Madalena: 60; Vila Nova: 15.
  • A capacidade das igrejas amplia-se considerando que as pessoas que vivem habitualmente na mesma casa podem ficar juntas, devendo ocupar os lugares que lhes forem indicados.
  • No primeiro fim de semana não haverá intenções nas eucaristias; futuramente, o pedido de intenções não será por si só garantia de que possa ter lugar dentro da igreja na celebração, caso os lugares estejam já ocupados. Poderá vir a limitar-se o número de intenções particulares para evitar maiores aglomerados
  • Teremos disponível, caso se manifeste necessário, uma coluna de som, para eventual participação dos fiéis nos adros das igrejas. Dependendo da hora, poderá ser útil vir prevenido com guarda-sol.
  • As pessoas do chamado "grupo de risco" devem evitar e adiar o seu regresso às celebrações, para tempos melhores, ou, eventualmente, participar nos dias de semana.
  • Procure chegar não mais de meia hora antes.
  • Os horários das Eucaristias serão os seguintes:
    • Sábado: 18:30 h. Igreja Paroquial; 19:45 h. Moure de Madalena.
    • Domingo: 8.30 h. Vila Nova; 9:45 h. Moselos; 11:00 h. Igreja paroquial.
  • No contexto atual, o preceito dominical pode ser cumprido participando numa missa à semana. Assim, se participou ao domingo, deixe que as Missas à semana sejam uma alternativa para quem se viu impossibilitado de participar ao domingo, nomeadamente os mais idosos.

Outras indicações:

• Entre pela porta indicada.
  • O uso de máscara no interior da igreja é obrigatório. Se não tiver, adquira-a à entrada da igreja.
  • É obrigatório higienizar as mãos antes de entrar na igreja e na comunhão. Se puder, use um aplicador pessoal.
  • Se se sentir mal durante a celebração, saia de imediato.
  • Movimente-se, respeitando o distanciamento de segurança.
  • Retire a máscara apenas para comungar depois de receber a comunhão na mão.
  • Saia segundo a ordem e pela porta que lhe for indicada.
  • Deixe a sua oferta à saída (não haverá peditório durante a missa).
  • Evite conversar ou reunir-se à saída. Regresse logo a casa.

Outros avisos:

• Depois deste tempo em que não houve atendimento presencial, a partir do dia 4 de junho voltará a haver, habitualmente, atendimento na Casa Paroquial, às quintas feiras, das 15.30 às 19:00. Será obrigatório o uso de máscara no atendimento.
  • Eucaristias feriais de 2 a 5 de Junho: terça feira, 9.00 h. em Moselos e 19:30 h. em Moure de Madalena; quarta feira, 19:30 h. em Vila Nova; quinta feira, 19:30 h. em Moselos; sexta feira, 19:30 h. na igreja paroquial.

Certos dos constrangimentos que toda esta situação pode gerar, pede-se compreensão e paciência.

A cada semana, iremos avaliando e revendo as medidas agora publicadas.

Your IP: 3.145.115.195
2024-04-20 02:30