Caros paroquianos e amigos!

A todos saúdo com amizade, fazendo votos de que se encontrem bem, dentro do que as circunstâncias atuais, de pandemia mundial, permitem, as quais nos obrigam a um grande esforço de adaptação, no meio dos cuidados que nos são exigidos para evitarmos, o mais possível, contrair a doença.

Estamos quase a chegar à Páscoa. Vamos viver a Semana Santa em circunstâncias pouco normais, sendo chamados a acolher as orientações dadas pelo nosso Bispo. Não podemos deixar de viver estes dias com grande intensidade espiritual.

Irei celebrar privadamente cada momento, na nossa igreja paroquial, unido espiritualmente a todos vós, conforme indicações dadas pelo nosso Bispo.

Celebrarei nos seguintes horários: Domingo de Ramos - 11:00; Quinta-Feira Santa – 18:00; Sexta-Feira Santa – 15:00; Sábado Santo – 21:00; Domingo de Páscoa – 11:00.

Estes serão também os horários em que decorrerão as celebrações na Sé de Viseu, presididas pelo nosso bispo, e que serão transmitidas em direto. Podereis acompanhar em www.diocesedeviseu.pt.

O Senhor Bispo, para nos ajudar a viver bem a Semana Santa, entre outras coisas, sugere que, no Domingo de Páscoa, às 12:00 h., sejam repicados em toque festivo os SINOS de todas as igrejas e lugares de culto da diocese, e se reze o Pai-Nosso em louvor de Cristo Ressuscitado. Pode ser esse o momento em que a família, após o toque dos sinos, vive espiritualmente a Visita Pascal, que, nas circunstâncias atuais, não é possível realizar. Sugere o nosso bispo que cada família se congregue diante de uma cruz enfeitada e uma vela acesa. Fica a proposta de que nesse momento, antes do almoço da Páscoa, a família faça um breve momento de oração. Deixo esta singela sugestão.

Uma outra proposta que poderemos acolher e divulgar é a seguinte: Cada família prepare, segundo a criatividade e os cuidados que as circunstâncias atuais permitem, uma CRUZ, a ser colocada em local visível do exterior. É para nós sinal de salvação e proteção divina. Poderá ir sendo enriquecida com outros elementos: ramos verdes no Domingo de Ramos; pano branco em Quinta-Feira Santa; Coroa de espinhos ou apenas a cruz em Sexta-Feira Santa; flores no Domingo de Páscoa. Podereis partilhar, nas redes sociais, imagens da mesmas.

Procurai, na medida do possível, divulgar estas informações.

Continuemos unidos na oração, rogando a Deus que livre o mundo do mal que nos aflige.

Pe Abel

Your IP: 3.146.65.212