Tomando a figura bíblica do profeta Jonas como figura paradigmática da necessária conversão espiritual, pastoral e missionária, percorremos o caminho da Quaresma à Páscoa como uma viagem de quarenta dias (Jn 3,4), que nos leva, de cais em cais, num caminho de saída e com saída, ao encontro reconciliador e renovador com “Cristo, porto da misericórdia e da paz” (Prefácio da Quaresma VI).

Jonas vivia tranquilo e sereno, com ideias muito claras sobre o bem e o mal, sobre como Deus age e sobre o que Deus quer em cada momento; sobre aqueles que são fiéis à aliança e os que não o são. Tais certezas levaram-no a delimitar, com muita rigidez, os lugares onde deveria profetizar. Jonas tinha a receita e as condições para ser um bom profeta e continuar a tradição profética na linha do cómodo critério pastoral do “fez-se sempre assim” (EG 33).

 

Rapidamente, Deus frustrou a sua organização, os seus planos, irrompendo na sua vida como uma torrente, tirando-lhe todo o tipo de seguranças e comodidades, para o enviar à grande cidade a proclamar o que Ele mesmo lhe dirá. Era um convite a atravessar, a ir mais além, a ultrapassar o limite das suas fronteiras, a ir à periferia: Nínive, “a grande cidade”, era o símbolo de todos os extraviados, afastados e perdidos. A Jonas foi confiada a missão de relembrar àquela gente, tão perdida, que os braços de Deus estavam abertos, esperando que voltassem para os curar com o Seu perdão e os alimentar com a Sua ternura. Mas isto praticamente não encaixava em tudo o que Jonas podia compreender e, por isso, ele fugiu. Deus mandava-o a Nínive e ele fugia em direção contrária, para Társis, lá para os lados de Espanha. Também Jonas precisa de conversão.

O itinerário quaresmal, com os seus quarenta dias, pode encontrar na figura, na mensagem, no percurso e na própria conversão de Jonas, um evidente e especial significado de urgência de salvação, de necessidade imperiosa de arrepiar caminho, pessoal e pastoral, no sentido missionário de fazer chegar a todos a alegria do Evangelho, com a oferta e na esperança da misericórdia divina.

Sugerimos, como imagem desta caminhada, o leme de um navio, recordando a aventura de Jonas e o próprio Cristo, que é mais do que Jonas; é Ele o Homem do leme, que não nos abandona nesta travessia (Mt 8,23-27; Mc 4,25-41; Lc 8,22-25), e que nos abre, a partir do encontro reconciliador com Ele, o porto da misericórdia e da paz. Como escreveu o Papa Francisco, na rede social Twitter, no passado dia 30 de janeiro: "O segredo para navegar bem na vida é convidar Jesus, para entrar a bordo. O leme da vida deve ser posto nas Suas mãos, para que seja Ele a guiar a rota".

Sugerimos que, semana a semana, seja sinalizado no leme o respetivo cais de embarque, de partida, de chegada, de conversão e de ternura… até chegar ao “porto da Paz”.

Descarregar itinerário

Avisos para a semana

Folha Dominical

13 Setembro 2020
494 Downloads
06 Setembro 2020
409 Downloads
30 Agosto 2020
329 Downloads
23 Agosto 2020
113 Downloads
16 Agosto 2020
314 Downloads

Próximos eventos

Jornal Mensal

Visitas

414096
Hoje
Ontem
Esta semana
--
Este mês
Mês passado
Todas
136
514
2797
408980
6502
7999
414096

Your IP: 3.136.154.103
2024-04-19 20:50